Data: 01-02-2012
Criterio:
Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
A espécie é endêmica do Brasil, mas apresenta ampla distribuição.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Neoregelia burlemarxii R.W.Read;
Família: Bromeliaceae
Sinônimos:
Possui afinidades morfológicas com N. johannis (Carrière) L.B.Sm. Neoregelia burle-marxii foi primeiramente coletada por Margaret Mee em meados de 1965, que a depositou na coleção do paisagista Roberto Burle Marx. Após dez anos, essa coleção permaneceu sem nome, até que, em 1975, Robert Read coletou sementes deste material e as levou para a coleção do Smithsonian Botany Department Greenhouse, com o intuito de germina-las e obter material fértil para uma possível descrição. Quando as plantas finalmente floriram, ficou claro que se tratava de uma espécie nova, o que foi confirmado após coleções realizadas por Leme em região montanhosa no Estado de São Paulo (Read, 1996).
A espécie é endêmica do Brasil (Forzza et al,. 2012). Dados disponibilizados pela Lista de Espécies da Flora do Brasil indicam a ocorrência desta espécie apenas no Estado de São Paulo, corroborado por Martinelli et al. (2008). Entretanto, os registros de coleta apontam para uma distribuição mais ampla sobre o sistema orográfico da Serra do Mar, com coleções realizadas também nos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e Espirito Santo (CNCFlora, 2011).
Planta herbácea, ocorrendo em floresta de baixada a baixo-montana (Biodiversitas, 2005); Floresta Ombrófila Densa montana (São Paulo) (coletada por Leme, E.M) associadas ao domínio fitogeográfico Mata Atlântica (Forzza et al., 2012).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência
national
Severidade
high
Detalhes
De acordo com as informações da ficha da espécie preenchida pela Fundação Biodiversitas, a espécie sofre com a fragmentação do habitat, ocasionada principalmente pela perda de habitat (Biodiversitas, 2005).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa e foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) (MMA, 2008).
- FORZZA, R.C. ET AL. Bromeliaceae. In: Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000066>.
- LEME, E.M. Comunicação do especialista Elton M. Leme, especialista na família Bromeliaceae, para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Neoregelia burle-marxii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Neoregelia burle-marxii
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 01/02/2012 - 13:01:29